Muitos questionam, criticam e ridicularizam a atual audiência alcançada pela Globo na transmissão da Copa do Mundo da África. Mas a VERDADE até agora não foi explicitada para o público. Pelo contrário, induzidos por certos jornalistas, alguns internautas (telespectadores) fazem chacota do atual momento. Qual a intenção desse artigo? Defender a TV Globo? Não. A única e clara intenção é esclarecer as dúvidas e informar corretamente e verdadeiramente. Que os “FÃnáticos” de plantão já fiquem avisados.
Em 2006, quando era detentora única dos direitos de transmissões do evento, naquele ano realizado na Alemanha, a Globo registrava em média uma audiência que variava entre 66 e 71 pontos no Ibope nos jogos do Brasil. Naquele mesmo ano, cada ponto de audiência equivalia a 50 mil domicílios na Grande São Paulo contra os atuais 60 mil de hoje.
Vamos aos números:
Se em 2006 a Globo registrava 69 pontos (média que será usada pra este análise) ela era assistida por 69 x 50000 = 3450000 (três milhões quatrocentos e cinquenta mil) domicílios na Grande SP. Já em 2010 temos 45 pontos (média de um jogo da Seleção Brasileira até então), ou seja, 45 x 60000= 2700000 (dois milhões e setecentos mil), o que em 2006 equivaleria a 54 pontos, somados aos 12 pontos alcançados pela Band (média de um jogo da Seleção Brasileira até então), teríamos 12 x 600000= 720000 (setecentos e vinte mil domicílios). Somando o alcançado pela Globo e Band juntas hoje contra apenas o alcançado pela Globo em 2006, teríamos: 3420000 (três milhões quatrocentos e 20 mil) contra (três milhões quatrocentos e cinquenta mil), ou seja, uma redução de 30 mil domicílios na Grande São Paulo, que muito provavelmente devem ter migrado para a TV Paga, pois os números dos últimos levantamento do setor demonstram uma crescimento contínuo da TV a cabo no país. Vale destacar também que se a Globo fosse detentora única do evento, como em 2006, estaria hoje com 68.5 pontos na Grande SP, uma redução de 0.5. Levando em consideração a margem de erro que equivale a dois pontos para mais ou para menos, a emissora carioca teria uma pequena redução em seus índices.
A base de 1 ponto para cada 50 mil domicílios foi adotada pelo Ibope até o ano de 2007, isso justifica as mudanças nas metas das novelas, por exemplo a trama das 8, que passou de 45 pontos para 40 de meta.
Com o crescimento do número de domicílios aferidos pelo Ibope, buscou-se uma adequação neste calculo aumentando assim de 50 para 60 mil cada ponto no Ibope.
Por isso, não podemos comparar os números de cinco anos atrás aos de hoje, o mesmo se valerá para daqui a cinco anos.
A Copa do Mundo além de ser o mais badalado torneio esportivo, gera montanhas estrambóticas de receitas publicitárias, o que além de agregar audiência e faturamento agrega prestígio. Isso, simplesmente isso, explica o desejo da TV Record de exibir o evento.
A Copa do Mundo de 2014, sediada aqui no Brasil, terá a Globo e Band como emissoras oficiais do evento. Já a Copa de 2018, sem sede escolhida, entrará na disputa até o fim deste ano. Globo e Record são as mais interessadas.
Com o objetivo de esclarecer e informar com veracidade, ficamos por aqui.
A reportagem acima citada bem como os dados e as estatísticas, são de total exclusividade do site RD1 Audiência. Quaisquer reproduções deverão conter os devidos créditos.
Por: João Paulo Dell’Santo
Nenhum comentário:
Postar um comentário