Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Sportv se desculpa por matéria ofensiva ao Paraguai; ministra paraguaia considera ato insuficiente

O canal por assinatura Sportv se desculpou com o povo paraguaio pela exibição de uma reportagem considerada ofensiva e preconceituosa por políticos e veículos de imprensa do país vizinho ao Brasil.

Em uma matéria exibida há alguns dias, que tinha como assunto a musa paraguaia Larissa Riquelme, a emissora se refere ao país de forma jocosa, como um “paraíso obscuro do mundo”. Também ironiza Ciudad del Este, cidade da fronteira com o Brasil conhecida pelo comércio informal, como um “pólo industrial, tecnológico e etílico”.

A reportagem ainda fala de forma irônica sobre a comida paraguaia, o fato de o país não contar com praias, a moeda guarani (“super valorizada no mercado internacional”) e até sobre as músicas de uma cantora local, Ramonita Vera, que reagiu com duras críticas à “ignorância” e pediu “humildade” ao responsável pela matéria.

Depois das críticas, o Sportv exibiu uma outra reportagem, exaltando o desempenho do Paraguai na Copa – eliminada nas quartas de final, a seleção fez sua melhor campanha na história dos Mundiais. Antes, um dos apresentadores se desculpou pela matéria anterior.

- A gente aproveita esse momento para fazer um pedido de desculpas pela péssima maneira como o povo paraguaio foi abordado em uma reportagem exibida nessa semana. Não foi nossa intenção ofender ninguém e nem é essa a linha de trabalho aqui do Sportv, que preza, é claro, pelo respeito a todos os povos.

Insuficiente

Segundo o jornal paraguaio La Nación, no entanto, a ministra do Turismo do Paraguai, Liz Crámer, escreveu uma carta à emissora dizendo que o pedido de desculpas foi insuficiente.

- Saúdo, como ministra paraguaia de Turismo, o material onde seu programa pede desculpas ao nosso país pela reportagem patética e ofensiva exibida há alguns dias. Como são pessoas do mundo da comunicação, pelo poder da rede de vocês e a imensa audiência que têm, entendam que o pedido de desculpas não é suficiente.

- O impacto dessas imagens é muito superior ao impacto de um pedido de desculpas seguido por uma matéria positiva. Merecemos que a audiência de vocês conheça nossa riqueza como nação, como destino turístico e como um país, com uma dignidade que supera em muito o futebol.

Na carta, Crámer ainda convida os integrantes do Sportv a se “surpreenderem” com o país para que “saiam do Paraguai convencidos do nosso valor”. Ela também agradeceu aos “milhares de brasileiros que nos manifestaram sua indignação por esse acontecimento lamentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário