Páginas

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Voz marcante, Léo Batista completa 80 anos

O nome dele é João Baptista Belinázio Neto, mas todos o conhecem como Léo Batista. O primeiro apresentador do Esporte Espetacular completa 80 anos de idade e 65 de profissão neste domingo e é marca registrada na história da imprensa esportiva. 

Em depoimento ao Projeto Memória, da TV Globo, ele lembrou como foi rebatizado pelo amigo Luiz Mendes.

- O Luiz Mendes disse que não conseguia falar meu nome, Belinázio. Aí comecei a pensar uma porção de sugestões. Tenho uma irmã que chama Leonilda. Aí era Nilda e sobrava um Léo. E eu sou João Baptista. Aí eu tirei o João, meti o Léo. Do Baptista, eu tirei o P. Foi realizada uma votação e, por unanimidade, todos votaram Léo Batista – contou o jornalista.

Nascido em Cordeirópolis, interior de São Paulo, começou como locutor do serviço de alto-falante de sua cidade. Além do esportivo dominical, fez a estreia do Globo Esporte, participações no Fantástico, Placar Eletrônico e na bancada do Jornal Nacional.

No decorrer da carreira também já atuou como dublador. Seja no rádio ou na televisão, não levou apenas notícias boas para o público: o jornalista anunciou o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, além da morte cerebral do piloto brasileiro Ayrton Senna, 40 anos depois. O aniversariante também foi responsável por informar um terremoto que abalou a Cidade do México, às vésperas da Copa de 70.

De fato, é um personagem com extensa história no esporte, sendo um dos principais integrantes da imprensa esportiva brasileira. No boxe, narrou uma luta de Éder Jofre, pela antiga TV Rio, no fim dos anos 50, emissora que marcou sua estreia na televisão, apenas cinco anos após a chegada do veículo no Brasil. Léo ainda apresentou um combate dentro do ringue, além de um campeonato de surfe no Havaí.

E, quando se trata de história, ele não só é lembrado pelos telespectadores, como também pelos próprios personagens do esporte, com espaço marcado na memória de diversos atletas.

- Querido Léo Batista, feliz aniversário. Em nome do esporte, desejo muita saúde, alegria. Sempre penso “E no maracanã, quê que deu? Vitória do Avaí, 2 a 1… Deu zebra”. Ah, garoto. Essa eu lembro. Sucesso sempre – brinca o tenista Gustavo Kuerten.

A voz dele é a voz que se confunde com a história do futebol brasileiro.”

Levir Culpi

No entanto, a trajetória deste locutor foi marcada principalmente nos gramados. Léo Batista emocionou torcedores ao redor do país ao transmitir inúmeras decisões no futebol, como a final do Campeonato Brasileiro de 1980. Antes da partida, que deu ao Flamengo seu primeiro título nacional, em cima do Atlético-MG, mostrou o duelo protagonizado por Zico e Toninho Cerezo.

- A voz dele é a voz que se confunde com a história do futebol brasileiro. Do esporte brasileiro. Ele tem um tom de voz que ficou muito marcado. Acho que é um dos grandes da imprensa brasileira – elogiou o técnico Levir Culpi.

Exemplo a ser seguido

Apresentação, narração, locução. Durante 65 anos, esse personagem do jornalismo esportivo virou exemplo, tanto para os esportistas quanto para os companheiros de profissão, por uma característica em particular.

FRAME Leo Batista (Foto: Reprodução)Léo Batista é referência no jornalismo esportivo
(Foto: Reprodução)

- O Léo tem um jeito especial de se comunicar, então ele não é só marcante por conta da voz belíssima que tem, mas pelo jeito, pelo talento que tem de contar as coisas do esporte pra nós todos. Então é com muita alegria, com muita satisfação, e em tom de homenagem, que eu o chamo de “a voz marcante da TV brasileira” – definiu o narrador da TV Globo, Luís Roberto.

No entanto, esse não é o único fator que serve de inspiração para os mais jovens.

- 80 anos com a saúde que ele tem não é fácil chegar. Espero chegar assim também – disse o atacante Hulk.

Uma enciclopédia viva, Léo Batista passou por várias modalidades: futebol, vôlei, basquete, automobilismo, além da corrida de São Silvestre. Ao vivo na tela da Globo, este ícone do jornalismo esportivo entrou e ainda entra na casa dos brasileiros e, com sua voz marcante, contribui para registrar os momentos inesquecíveis do esporte.

Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário