Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Autor cria 30 personagens e inventa vida pregressa de Dalila

Mel Lisboa e Luiza Curvo em cena do primeiro episódio de Sansão e Dalila (Foto: Michel Angelo/TV Record)

Autor de Sansão e Dalila, Gustavo Reiz criou quase 30 personagens para a minissérie de 16 capítulos que a Record exibe a partir do dia 3 de janeiro.

Dez desses personagens já existiam na Bíblia, mas eram apenas citados. Outros 20 nasceram da cabeça de Reiz. A maior criação do autor, contudo, foi Dalila, protagonista da obra. Na Bíblia, ela só existe a partir do momento em que conhece Sansão. Reiz teve de inventar toda uma vida para ela antes desse encontro.

“Adaptar uma história mundialmente conhecida, que está na Bíblia, é um grande desafio. Quem não conhece a história do hebreu que tem os cabelos cortados e perde sua força?”, fala Reiz.

O autor Gustavo Reiz em ambiente cenográfico de Sansão e Dalila (Foto: Munir Chatack/TV Record)

Apesar de criar personagens, Reiz diz que foi muito fiel à Bíblia. “A história [da Bíblia] já é muito forte”, conta. Mas não era suficiente para manter o ritmo em uma minissérie de 16 capítulos.

“A opção foi criar também a trajetória de Dalila, paralela à de Sansão. Na Bíblia, ela só aparece no final da história de Sansão”, afirma.

Para criar uma vida pregressa de Dalila, Reiz pesquisou a partir das referências da Bíblia. Segundo o livro sagrado, ela era uma cortesã no vale de Soreque. “Eu pesquisei sobre o vale do Soreque, como era a vida lá há 3 mil anos, como as meninas se tornavam cortesãs”, diz.

O autor também deu uma história à primeira mulher de Sansão. Na Bíblia, nem nome ela tem. Reiz a chamou de Ieda, interpretada por Rafaela Mandelli). “Ela é importante porque marca o início da trajetória de Sansão”.

Segundo o autor, a minissérie não mostrará Dalila (Mel Lisboa) como uma vilã. Nem Sansão (Fernando Pavão) como herói. “A proposta era humanizar os dois”, revela.

Por Daniel Castro para o seu blog do R7.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário