Assistir a Copa do Mundo de 2010 na TV aberta é uma das atividades mais divertidas atualmente para qualquer cidadão brasileiro. Com os direitos adquiridos, a Globo divide a transmissão do principal evento de futebol do planeta com a Band e, ambas, prometem transmitir 56 jogos dos 64 de toda a competição. Os outros 8 serão mostrados em VT, já que não poderão ir ao ar ao vivo porque ocorrerão simultaneamente.
Para tamanha cobertura, ambas as emissoras mandaram para a África um enorme contingente de profissionais e levar – ou tentar – ao telespectador a melhor transmissão possível. Ficou só na tentativa, ao menos no que concerne às transmissões dos jogos em si. Nesta primeira semana de Copa o que se viu de narrador e comentarista falando de bobagem já dá para escrever um livro.
Não há o que questionar sobre a competência dos profissionais envolvidos, principalmente quando o assunto é futebol brasileiro. Band e Globo sabem levar ao público boas narrações dos jogos no país de Campeonato Brasileiro e torneios regionais. Porém, quando o assunto é futebol internacional, não há o mesmo grau de conhecimento e, aparentemente, não há também muita vontade em aprender.
Os principais erros ocorrem principalmente na pronúncia dos nomes dos jogadores de outros países. Ao telespectador mediano, isso provavelmente passa despercebido, porém, para os que acompanham o futebol internacional, dói muito no ouvido ter de escutar profissionais de TV inventando métodos para falar os nomes dos jogadores. Outro problema, este mais grave, ocorre na narrativa e comentário das seleções em si. Equívocos assombrosos e que demonstram grande desconhecimento dos times, dos jogadores e falta de acompanhamento histórico sobre disposição tática desta seleções, acontecem durante praticamente todos os jogos.
Nisso não há discussão. A TV Fechada dá um show na comparação. A ESPN Brasil vem realizando uma cobertura invejável da Copa na África. Os profissionais da emissora já são absolutamente bons naquilo que fazem, mas conseguem extrair do telespectador o que há de melhor nas transmissões da partida, dando gosto de assistir um jogo na emissora. Com menos qualidade, mas também muito melhor que a TV aberta, o SPORTV é a outra emissora a transmitir os jogos pela TV Fechada.
Aos que têm TV Fechada a dica é justamente acompanhar ou pela ESPN ou pelo SPORTV. Aos que não tem, a solução é se divertir com os escorregões nas transmissões.
Daniel César
TV x TV
Nenhum comentário:
Postar um comentário