Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Copa 2010: A convocação da Seleção na TV aberta

http://i2.r7.com/data/files/2C92/94A3/2887/CEC6/0128/8863/B8F1/2D80/mosaico-convocados-460x188.jpg

A um mês do início da Copa do Mundo, aconteceu nesta terça-feira (11) a convocação da Seleção Brasileira por Dunga. Evidentemente, as redes de televisão deram destaque total. Nem me refiro aos canais esportivos para não citar o óbvio dos óbvios, e sim às TVs abertas mesmo. Das emissoras de alcance nacional, só não foi transmitido por Cultura (que manteve a programação infantil) e CNT (que continuou normalmente o programa “Notícias e Mais”).

Estarão na África os goleiros Júlio Cesar, Doni e Gomes; os laterais Maicon, Daniel Alves, Michel Bastos e Gilberto; os zagueiros Lúcio, Juan, Luisão e Thiago Silva; os meias  Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kleberson, Kaká, Ramires, Elano e Júlio Baptista; e os atacantes Luís Fabiano, Robinho, Nilmar e Grafite. No final da tarde de hoje, será divulgada ainda uma “lista de espera” com mais sete jogadores.

Depois de divulgada a lista de convocados, Dunga respondeu a perguntas
de centenas de jornalistas
Foto: Júlio César Guimarães/UOL

A seguir, como cada emissora acompanhou a convocação:

Globo

Apresentou uma edição especial do “Globo Esporte” para todo o Brasil, inclusive SP e MG, “derrubando” o primeiro bloco local de cada Estado. Glenda Kozlowski e Tiago Leifert apresentando juntos desde o Rio de Janeiro, acompanhados de Júnior e Casagrande, com reportagem de Tino Marcos e Mauro Naves. A grande curiosidade em termos de uso do cenário foi os dois apresentadores e os dois comentaristas debaterem a convocação sentados em cadeiras, e não em pé como sempre acontece tanto na edição nacional quanto na paulista. O programa até passou um pouco do horário, mas seus quatro representantes voltaram pouco depois dentro do “Jornal Hoje”, que dedicou mais ou menos uns 10 minutos mais para a Seleção.

Band

Separou normalmente a rede às 12h30 e a juntou outra vez às 12h55 para um programa especial da convocação, ancorado por Luciano do Valle com participações de Neto e Edmundo. No Hotel Windsor (local da coletiva), estavam Fernando Fernandes e – em situação incomum para quem nos habituamos a ver somente como apresentador de estúdio – Milton Neves. Renata Fan também deu o ar de sua graça desde o estúdio do “Jogo Aberto”, curiosamente sentada numa das cadeiras de debatedores. Foi até por volta de 14h a programação especial.

Record

Fez a cobertura dentro da faixa local (“Balanço Geral” na maioria dos Estados), sem uma junção de rede para plantão especial. No “Record Notícias”, exibido para São Paulo, o trabalho foi ancorado por Fábio Ramalho direto do Rio, com Roberto Thomé fazendo a reportagem no hotel. Boa parte da coletiva de Dunga foi mostrada.

SBT

Fez dois plantões especiais: um por volta das 13h, reunindo a rede e interrompendo “Chaves” na Grande São Paulo e os jornais locais de RJ, RS e outras praças, com Carlos Nascimento ancorando e reportagem de Phelipe Siani, que será enviado à Copa, in loco. Após o seriado e os noticiários, novo plantão esticado por cerca de 10 minutos mostrou um trecho da entrevista do treinador. “Arnold”, que normalmente começa às 13h15, começou 15 minutos depois (ainda que isso não seja tão novidade, pois às vezes a emissora encaixa o horário dos seriados à duração do filme do “Cinema em Casa” colocando uma exibição extra de “Chaves” às 13h15).

RedeTV!

Anunciou cobertura ao vivo com apresentação de Paloma Tocci e comentários de Ronaldo Giovanelli e Marcelo Bianconi. Várias afiliadas não liberaram o sinal nacional.

Record News

Mostrou edição especial do “Esporte Record News” apresentada por Adriana Bittar, com participações de Éder Luiz, Álvaro José (de certa forma em momento raro, comentando futebol, ele que todos conhecemos como o mais olímpico dos jornalistas esportivos brasileiros) e do ex-jogador e hoje treinador do Nacional paulistano, Vampeta. Iniciado por volta das 12h, o trabalho só encerrou depois das 14h30, já dentro do jornal “Direto da Redação”. Participação, também na News, de Roberto Thomé.

TV Brasil

A emissora pública federal anunciou uma cobertura ancorada por Sérgio Maurício, com comentários de Márcio Guedes e reportagem de Rogério Bastos.

Edu César é colunista do NaTelinha e titular do site www.papodebola.com.br

Um comentário:

  1. É DUNGA,VAI PRECISAR DE MUITA COMPETENCIA E SORTE,MAS SE VC É O TECNICO,VC LEVA QUEM VC ACHA COMPETENTE PARA CONQUISTARMOS O HEXAAAAAAAAAAAAAAAAAA.BOA SORTE SELEÇÃOOOOOOOOOOOOOOOO ESTOU COM VC E NÃO LARGO DALHE BRASIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIILLLLLLL.

    ResponderExcluir